Ícone do site Jornal O Sul

Governador do Paraná é intimado a dar informações sobre viagem a Paris

A parada do governador não estava na programação oficial da viagem. (Aniele Nascimento/AE)

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foi intimado pela Justiça a fornecer informações sobre uma estadia de dois dias em Paris (França) durante missão internacional, realizada no mês passado. A parada do governador não estava na programação oficial da viagem.

Richa e a mulher, a secretária Fernanda Richa, além de outros dois membros do governo, ficaram hospedados em um hotel cinco estrelas, próximo à avenida Champs-Élysées, durante um fim de semana. Não houve agenda oficial no período. O governo justificou que foi uma “parada técnica”, em uma escala em direção à China, e que não havia outros voos disponíveis. Todos os gastos da viagem, afirmou a gestão, foram divulgados no Portal da Transparência – segundo o site, foram 38 mil reais por pessoa, para 13 dias de missão.

Na terça-feira, o juiz Roger Vinicius de Camargo Oliveira, da 3 Vara da Fazenda Pública de Curitiba (PR), determinou que o governo informe os nomes de quem compunha a comitiva, a agenda da viagem, os comprovantes de pagamento e a justificativa formal da parada em Paris. O Estado terá 20 dias, a partir da notificação, para fornecer as informações.

A ordem atendeu a pedido de um grupo de advogados, o Direito para Todos, que ajuizou ação popular contra o governo. (Folhapress)

Sair da versão mobile