Ícone do site Jornal O Sul

Governador gaúcho diz que a aprovação da reforma administrativa do Estado permitirá pagar os salários dos servidores em dia

Parte do encanto despertado por Leite se deve às duras reformas que ele conseguiu finalizar no Rio Grande do Sul. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O governador Eduardo Leite afirmou que somente com a aprovação da reforma administrativa, que reestrutura as carreiras dos servidores e diminui os gastos com a folha de pagamentos, o Rio Grande do Sul poderá voltar a pagar os salários dos servidores em dia.

“Os servidores são também cidadãos que pagam a conta com a falta de investimentos, com os salários não estando em dia e com os serviços públicos se precarizando. Então, é do interesse deles também a resolução dos problemas do Estado”, declarou Leite. Ele se reuniu, na terça-feira (10), com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir a adesão do RS ao Regime de Recuperação Fiscal.

O governador disse estar confiante na aprovação do pacote de medidas enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativa, previsto para ser votado na semana que vem. Leite afirmou que intensificará as articulações com os deputados estaduais.

Nas últimas semanas, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma onda de protestos de servidores públicos insatisfeitos com os atrasos salariais e com o pacote apresentado pelo governo.

Recuperação fiscal

Em relação à adesão do RS ao Regime de Recuperação Fiscal, que prevê a suspensão do pagamento de dívidas com a União em troca de um pacote de ajustes fiscais, Leite reiterou ser contra a privatização do Banrisul. Esse é um dos principais pontos de divergência entre o governo gaúcho e o Tesouro Nacional.

Sair da versão mobile