Ícone do site Jornal O Sul

Governador gaúcho já está com a lista tríplice para escolher o novo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul

Novo titular será definido entre Marcelo Lemos Dornelles, Márcio Schlee Gomes e Sérgio Hiane Harris. (Foto: Divulgação/MP-RS)

O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, entregou ao governador Eduardo Leite a lista tríplice para definição do novo chefe do Ministério Público (MP) do Estado. Constam no documento os nomes de Marcelo Lemos Dornelles, Márcio Schlee Gomes e Sérgio Harris, escolhidos dentre quatro candidatos na eleição interna do órgão.

Realizado nesta segunda-feira (17), o encaminhamento foi feito na presença de integrantes da Comissão Eleitoral do MP. A votação interna se encerrou no último sábado (15), em um processo que contou com amplo engajamento (675 dos 677 integrantes) e pequena margem de diferença entre os votos concedidos a cada postulante.

Leite tem agora 15 dias para definir e nomear o futuro chefe do MP-RS, que exercerá a função até o ano que vem. “Obrigado e contem comigo para fazer a melhor análise com a menor brevidade possível”, prometeu.

“De antemão, reforço o meu agradecimento por toda a colaboração do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, sempre em favor do Estado e não do governo”, ressaltou o chefe do Executivo. “Essa atuação sempre se pautou pela independência e, ao mesmo tempo, estabelecendo uma parceria para o melhor serviço aos gaúchos, em uma relação republicana, leal e justa.”

Dallazen retribuiu ao agradecimento e garantiu, por sua vez, que seguirá trabalhando em favor do Rio Grande do Sul: “Quero reforçar que nossa relação sempre foi muito clara e voltada para alcançar o que entendemos ser de interesse público”. Nesta terça-feira (18), ele entregará o relatório das contas de sua gestão à Assembleia Legislativa.

Saiba quem são os postulantes

– Marcelo Lemos Dornelles, antecessor de Dallazen no cargo e atual subprocurador para Assuntos Institucionais (324 votos na eleição interna);

– Márcio Schlee Gomes, que atua na Promotoria de Pelotas (319 votos);

– Sérgio Harris, que já presidiu a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP-RS) e atualmente é o subprocurador de Gestão Estratégica (309 votos).

Morre promotor de Três Passos

Também nesta segunda-feira, faleceu no Hospital de Caridade de Três Passos (Região Noroeste) o promotor de Justiça Ricardo Melo de Souza, 55 anos. Não há detalhes sobre a causa do óbito – o site do Ministério Público do limitou-se a mencionar “complicações de saúde”.

Com praticamente três décadas de carreira, ele era titular do primeiro cargo da Promotoria de Justiça local, onde estava desde 2019. Ele também atuou nas Comarcas de Santo Cristo, Santa Rosa, Porto Xavier, Campina das Missões, Venâncio Aires, Teutônia, Taquari, Três de Maio, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Capão da Canoa, Cidreira e Osório,

Souza deixa esposa e três filhos. Os atos fúnebres são restritos a familiares e amigos próximos (devido às limitações sanitárias determinadas pela prevenção do coronavírus), com sepultamento marcado para a manhã desta terça-feira no cemitério municipal de Três Passos.

“O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar pelo falecimento e dispensa aos familiares, amigos e à equipe da Promotoria de Justiça as mais sinceras condolências”, registrou o órgão.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile