Ícone do site Jornal O Sul

Governador inaugura obras para o remo na Ilha do Pavão

Grêmio Náutico União treina no local e até a seleção brasileira de remo ocupa a raia quando necessário. (Foto: Banco de Dados/O Sul)

Há exatos 110 anos, nascia o Grêmio Náutico União motivado pelo desejo de alguns jovens de praticar o remo. Nesta sexta-feira (01), na data de aniversário do clube de Porto Alegre, o governador José Ivo Sartori deu início a uma obra aguardada há 30 anos e que qualifica, ainda mais, a estrutura do Centro de Treinamento de remo do GNU.

A Ilha do Pavão, palco de treinamento dos atletas unionistas, da seleção brasileira de remo e de delegações estrangeiras, além de sediar competições, passará por um processo de desassoreamento da raia de remo do Delta do Rio Jacuí.

“Em uma data extremamente importante, não poderíamos ter notícia melhor para comemorar, pois essa é de um simbolismo enorme para o clube”, comemorou o presidente Francisco Schmidt. “Se hoje muitas delegações como a Austrália, Rússia, Argentina e Paraguai, além da própria seleção brasileira se utilizam deste espaço para treinamento, creio que muitas outras virão”, completou.

“O GNU tem uma história longa, bonita e muito representativa da comunidade gaúcha”, exaltou o governador José Ivo Sartori instantes antes de acionar a draga de início da obra. “Mandela pregava que o esporte une a todos e foi com essa filosofia que conseguiu, mesmo diante de todas as dificuldades, humanizar e unir seu povo. Acredito que é possível construir soluções, que, às vezes, parecem singelas, mas que dão uma resposta muito positiva para toda a sociedade, especialmente para todos os esportistas”, explanou o governador.

Na ocasião, a equipe de remo unionista fez uma demonstração com os atletas classificados para os Jogos do Rio de Janeiro, Willian Giaretton e Xavier Maggi. O técnico Marcello Varriale entregou lembranças do clube para a comitiva do governador. Participaram ainda da cerimônia o vice-presidente José Naja Neme da Silva, o vice de esportes Paulo Prado, integrantes da diretoria, conselheiros e ex-presidentes.

Sair da versão mobile