Ícone do site Jornal O Sul

Governo anuncia medidas para desburocratizar negócios no País

Presidenta Dilma Rousseff participou, nessa quinta-feira, de reunião do Conselho Deliberativo do Programa Bem Mais Simples Brasil. (Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidenta Dilma Rousseff assinou nessa quinta-feira, durante reunião do Conselho Deliberativo do Programa Bem Mais Simples Brasil, decreto que dispensa a autenticação de livros contábeis por juntas comerciais quando enviados por meio eletrônico à Receita Federal. “Esse decreto acaba com a obrigatoriedade do livro contábil para quem está no Sistema Público de Escrituração Digital [Sped]. Para quem não está no Sped, tem a opção de se modernizar e passar para o sistema digital”, informou o presidente do Conselho Deliberativo do Programa Bem Mais Simples Brasil, Guilherme Afif Domingos.

Afif Domingos, que preside o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, disse que a economia com a migração de quem hoje usa livros contábeis para o sistema de escrituração digital será de 480 milhões de reais por ano. Dilma também encaminhará ao Congresso Nacional projetos de lei em regime de urgência que desburocratizam a legislação de armazéns gerais e da profissão dos tradutores juramentados e leiloeiros. O governo lançou, em fevereiro do ano passado, o Programa Bem Mais Simples Brasil e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, com medidas para desburocratizar os processos para abertura e fechamento de pequenas e médias empresas.

(Ana Cristina Campos/Abr)

Sair da versão mobile