Ícone do site Jornal O Sul

Governo anuncia o jurista Torquato Jardim para o Ministério da Transparência

Torquato é ex-ministro do TSE (Foto: Divulgação)

O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (01) que o jurista Torquato Jardim sucederá Fabiano Silveira no comando do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Considerado um dos maiores especialistas em direito eleitoral do País, Torquato já atuou em dois períodos diferentes como ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na cota reservada a advogados.

Segundo a assessoria do governo federal, a posse do novo ministro da Transparência ocorrerá nesta quinta-feira (02). Natural do Rio de Janeiro, o jurista de 66 anos assumirá a vaga no primeiro escalão do governo Michel Temer em meio a uma crise no Ministério da Transparência.

O antecessor de Torquato, Fabiano Silveira, teve de deixar o cargo na segunda-feira (30) após vir à tona o conteúdo de gravações nas quais ele criticava a atuação da Procuradoria-Geral da República na Operação Lava-Jato e dava orientações ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, ambos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Torquato foi sondado para o cargo na segunda-feira por emissários de Temer. Outro nome que chegou a ser cotado para o comando do Ministério da Transparência foi o da ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon. (AG) 

Sair da versão mobile