A nova equipe econômica do governo federal se reunirá na segunda-feira (28) para discutir as mudanças que serão propostas na Previdência Social em 2016. O encontro foi anunciado na terça-feira (22), pelo ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner.
De acordo com ele, a intenção da reunião é afinar o discurso sobre as propostas, que devem incluir reformas trabalhista e tributária. “Na volta do Natal, no dia 28, a presidenta [Dilma Rousseff] deve ter uma reunião com a equipe [econômica] e com os ministros do Palácio [do Planalto] para uniformizar a fala e preparar um conjunto de medidas que ela vai ter que apresentar ao Congresso no retorno”, disse o titular da Casa Civil.
Uma das propostas será a reforma da Previdência, segundo o ministro. Jaques, no entanto, afirmou que não pode detalhar ainda o que será apresentado porque o governo não definiu qual será o modelo adotado.
Planejamento e Fazenda
O novo ministro do Planejamento, Valdir Simão, citou em, sua cerimônia de posse, na terça-feira (22), que são necessárias medidas para retardar as aposentadorias. “Precisamos discutir alternativas para retardar a entrada na inatividade. Isso pode se dar por estabelecimento de limite de idade ou por uma conjunção entre idade e tempo de contribuição”, comentou.
Nelson Barbosa, novo titular da Fazenda, também tocou no assunto. O ministro afirmou que o governo deve enviar no começo de 2016 uma proposta de reforma da Previdência ao Congresso, que vai alterar os requisitos de idade para as aposentadorias. (Folhapress)
