Ícone do site Jornal O Sul

Governo deve oficializar déficit de 50 bilhões de reais no Orçamento

Decisão será tomada até esta quarta-feira pela presidenta Dilma Rousseff. (Foto: Reprodução)

O governo federal deverá oficializar nesta quarta-feira (21)  um déficit primário de até 50 bilhões de reais nas contas públicas do Brasil deste ano, o que vai representar o segundo ano consecutivo com rombo neste critério no Orçamento da União.

O relator no Congresso Nacional do projeto que concretiza esta mudança, deputado Hugo Leal (PROS-RJ), disse que pretende apresentar nesta quarta-feira o relatório com a nova meta fiscal na Comissão Mista de Orçamento, responsável por analisar a mudança antes do Plenário do Congresso, que tem a palavra final.

Segundo Leal, ele aguarda apenas a definição do governo de qual valor será permitido gastar mais do que arrecadou, descontados os juros. Segundo ele, os técnicos do setor estão trabalhando com um déficit entre  20 bilhões de reais e 50 bilhões de reais, o que corresponderia a algo entre -0,5% e -0,85% do PIB.

“A definição do governo é se eles vão pagar tudo agora ou se vão pagar mais para frente”, afirmou Hugo. “Mas não há como não ter déficit”. A decisão será tomada  pela presidenta Dilma Rousseff que regressa de uma viagem internacional ainda nesta terça-feira (20).

Sair da versão mobile