Ícone do site Jornal O Sul

Saque de FGTS inativo poderá ser feito também em lotéricas

Valor máximo de saque está limitado em 3 mil reais. (Crédito: Reprodução)

A partir de 10 de março, quem nasceu em janeiro ou fevereiro poderá sacar o saldo das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que estavam inativas até 31 de dezembro de 2015. Em abril, será a vez dos nascidos em março, abril ou maio. Em maio, de quem faz aniversário de junho a agosto. Em junho, dos aniversariantes de setembro a novembro. E em julho, dos que nasceram em dezembro. O calendário será apresentado oficialmente nesta terça-feira (14) no Palácio Planalto.

Mais de 30 milhões de brasileiros têm direito ao benefício. Durante esses meses, as agências da Caixa Econômica Federal devem ficar abertas por cinco horas aos sábados para atender os beneficiários do FGTS. Será possível sacar também nos meses seguintes àquele em que o acesso foi liberado para a pessoa, até o fim do período. Mais detalhes serão divulgados na apresentação oficial do calendário.

Saques

O saque pode ser feito em caixas eletrônicos desde que o valor não ultrapasse 3 mil reais. Para valores até 1,5 mil reais, é possível sacar o benefício apenas com a senha do Cartão do Cidadão. Para créditos até 3 mil reais, o saque no caixa eletrônico deve ser feito com o Cartão do Cidadão e a respectiva senha.

A retirada do FGTS inativo ainda pode ser feita em agências lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, com a apresentação do Cartão Cidadão, a senha e um documento de identificação. O valor máximo de saque está limitado também em 3 mil reais.

Por último, o cidadão pode retirar o dinheiro diretamente nas agências bancárias. Os documentos necessários são o número de inscrição do PIS e o documento de identificação do trabalhador. É recomendado levar também o comprovante da extinção do vínculo (carteira de trabalho ou termo de rescisão do contrato de trabalho).

 

Sair da versão mobile