Ícone do site Jornal O Sul

Governo diz que 45 chefes de estado vão ao Rio acompanhar os jogos

José Serra (Foto: Banco de Dados/O Sul)

Faltando 13 dias para o começo da Olimpíada, 45 chefes de Estado e de Governo confirmaram que virão ao Rio de Janeiro para acompanhar a Rio 2016, segundo o ministro de Relações Exteriores, José Serra. Ele acompanhou na manhã deste sábado (23) os preparativos para o cerimonial de recepção de lideranças mundiais no Palácio Itamaraty, no Centro do Rio, e reafirmou que a segurança será “apertada” por conta dos recentes ataques terroristas no mundo.

“A insegurança em relação ao terrorismo é mundial. Estão sendo atingidos países da Europa que não estão organizando nada, nenhum evento. O fenômeno da violência desse Estado Islâmico é uma espécie de doença que está acometendo o mundo e é, realmente, triste, surpreendente, e que precisa ser enfrentada”, afirmou o chanceler.

Serra também disse que “nenhum lugar do mundo está imune” a uma ameaça terrorista e avaliou que alguns países estão mais vulneráveis que outros.

Entre os nomes confirmados está o do presidente da França, François Hollande e o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi. Os presidentes da Argentina, Maurício Macri; da Colômbia, Juan Manuel Santos; e do Paraguai, Horacio Cartes, também já estão confimados.

Além dos 45 chefes de Governo e de Estado, outros 55 ministros de Esporte de vários países também confirmaram ao governo brasileiro que estarão na cidade para a realização da Olimpíada. Recepcionados no Itamaraty, as lideranças mundiais terão à disposição um banquete no próprio palácio nos quatro dias: abertura e encerramento da Olimpíada e Paralimpíada.

A estimativa do Itamaraty é que sejam recebidas 1.500 pessoas no local. O valor do buffet ainda não está fechado enquanto não encerram os pregões feitos pelo Ministério das Relações Exteriores. (AG)

Sair da versão mobile