Ícone do site Jornal O Sul

Eduardo Leite e José Ivo Sartori disputarão o segundo turno no Rio Grande do Sul

Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB) devem ir para o segundo turno no RS. (Foto: Reprodução). (Foto: Simone Rocha/Especial/O Sul)

Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB) avançaram, neste domingo (07), para o segundo turno da eleição para o governo do Rio Grande do Sul. Segundo dados do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul), eles somaram 35% e 31% dos votos válidos, com 2,14 milhões e 1,85 milhão de votos, respectivamente.

Miguel Rossetto (PT) teve 17%; Jairo Jorge (PDT), 11%; Mateus Bandeira (Novo), 3%; Roberto Robaina (PSOL), 0,64%; e Julio flores (PSTU), 0,15%.

“Vamos muito confiantes para o segundo turno. Passando em primeiro lugar, é uma grande responsabilidade”, disse Leite após o resultado do pleito.

“Estamos confiantes, gauchada! Vamos para o segundo turno com a transparência e honestidade de sempre, certos de que o Rio Grande quer seguir no rumo certo!”, declarou Sartori.

O atual chefe do Executivo, que busca ser o primeiro governador reeleito na história do Rio Grande do Sul, destacou, em entrevista à Rádio Pampa neste domingo, que seu grande projeto para a próxima gestão é assinar a adesão ao RRF (Regime de Recuperação Fiscal), apontada como uma solução para equilibrar as contas gaúchas. A proposta possibilita a suspensão por três anos, sendo prorrogáveis por mais três anos, do pagamento da dívida com a União e a autorização para novos financiamentos.

Também em declaração à Rádio Pampa, o candidato do PSDB, Eduardo Leite, destacou que não acredita em reeleição, dizendo que apesar de ter obtido 80% de aprovação como prefeito em Pelotas, na Região Sul do Estado, decidiu não tentar ser reeleito e sim formar novas lideranças, elegendo sua vice. Defendeu a adesão ao RRF e privatizações de estatais deficitárias e indicou que seu grande projeto será na área de infraestrutura rodoviária, buscando parcerias com a iniciativa privada.

Quem são os candidatos para o segundo turno

Eduardo Leite tem 33 anos, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas e cursa mestrado em Gestão Pública na Fundação Getulio Vargas. É o atual presidente do PSDB no Rio Grande do Sul. Foi aluno convidado do curso de Políticas Públicas da Columbia University, de Nova York, em 2017. Foi vereador, presidente da Câmara de Vereadores e prefeito de Pelotas. Terminou o mandato com aprovação de 87%. Afirma ser contra a reeleição. Indicou a atual prefeita de Pelotas, sua vice, para a eleição municipal, com vitória da indicada em primeiro turno.

José Ivo Sartori é o atual governador do Estado do Rio Grande do Sul, eleito com 3,8 milhões de votos (61,2% do total). Em 1976, foi eleito vereador em Caxias do Sul pelo MDB. Formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, foi professor universitário dessa disciplina, além de ter lecionado História, Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira. Foi prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos, de 2005 a 2012. Em 2002, elegeu-se deputado federal. Entre 1983 e 2003, exerceu cinco mandatos consecutivos como deputado estadual. Em 1998, foi vice-presidente estadual do PMDB e presidente da Assembleia Legislativa, quando assumiu o governo do Estado em duas ocasiões. Comandou a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, entre 1987 e 1988.

Sair da versão mobile