Diante da redução dos indicadores de propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul, o governo do Estado liberou, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial, a realização de festas infantis.
Esses eventos só poderão ser realizados em regiões que estejam há pelo menos 14 dias seguidos em bandeiras laranja ou amarela. Em regiões com bandeira amarela, o número máximo de participantes permitido, entre público e trabalhadores, é de cem pessoas.
Na bandeira laranja, a quantidade máxima é de 70 pessoas. Em ambas as classificações de risco, a duração das festas deve ser de até quatro horas.
Assim como os demais eventos já liberados pelo governo do Estado, a realização só poderá ocorrer em cidades em que as prefeituras autorizaram as festas infantis e que estão no processo de retomada escolar. Confira as regras que devem ser seguidas para a realização de festas infantis:
Bandeira amarela:
• Máximo de cem pessoas (trabalhadores e público), respeitando o teto de ocupação e o distanciamento estabelecido no modo de atendimento
• Duração máxima do evento para o público: quatro horas
Bandeira laranja:
• Máximo de 70 pessoas (trabalhadores e público), respeitando o teto de ocupação e o distanciamento estabelecido no modo de atendimento
• Duração máxima do evento para o público: quatro horas
Para ambas as bandeiras:
• Modo de operação: teletrabalho/presencial restrito
• Elaboração de projeto (croqui e protocolos), disponível para fiscalização e/ou autorização, quando couber
• Circulação de ar cruzada, com manutenção de janelas e portas abertas, independente do uso de equipamento de climatização
• Adesivagem do piso demarcando o devido distanciamento social nas filas
• Distanciamento mínimo de dois metros entre mesas, organizadas de modo a evitar cruzamento e/ou aglomeração entre clientes e entre trabalhadores
• Higienização de todas as áreas comuns (corredores, portas, elevadores, banheiros, vestiários, grades, mesas e assentos das instalações e superfícies de contato) com álcool 70% e/ou solução sanitizante de efeito similar, antes da abertura do evento e após o término
• Higienização a cada uma hora de superfícies de contato (brinquedos, mesas, maçanetas, corrimão, balcões etc.) e a cada duas horas de banheiro e áreas comuns de maior circulação, com álcool 70% e/ou solução sanitizante de efeito similar
• Higienização de brinquedos a cada uso, com álcool 70% e/ou solução sanitizante de efeito similar
• Dispor de kit completo nos banheiros (álcool em gel 70% e/ou sanitizantes de efeito similar, sabonete líquido, toalhas de papel e lixeira com tampa com acionamento sem uso das mãos)
• Fluxo único para entrada e saída do local, bem como de entrada e saída dos brinquedos
• Alimentação e bebidas conforme Portaria SES nº 319
• Alimentos, talheres e guardanapos embalados individualmente
• Vedado alimentos expostos (mesa de doces e salgados) e bebedouros verticais
Modo de atendimento:
• Máscara de uso obrigatório sempre, com exceção do momento do consumo de alimentos ou bebidas, repondo imediatamente depois
• Registro dos contatos de todos os presentes (trabalhadores e público) para rastreabilidade em caso de posterior confirmação ou suspeita de Covid-19
• Reforço constante na comunicação visual e sonora dos protocolos (cartazes, vídeos, áudios e monitores)
• Distanciamento de dois metros na interação de artistas com o público, vedado o contato físico
• Disponibilização de álcool em gel em diferentes locais, para uso de trabalhadores e do público
• Disponibilizar álcool em gel e monitor orientando sobre o uso da máscara e a correta higienização das mãos antes e depois de acessar os brinquedos