Ícone do site Jornal O Sul

O governo do Rio Grande do Sul realiza licitação para equipar 230 leitos de UTI

Doze instituições receberão um total de R$ 11,232 milhões, em parcela única, para custeio. (Foto: Maicon Hinrichsen/Secom/Arquivo)

Camas hospitalares, ventiladores pulmonares e monitores para equipar 230 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Rio Grande do Sul serão licitados pela Subsecretaria Central de Licitações nesta terça-feira (16).

A demanda é uma solicitação da Secretaria da Saúde e visa dar suporte às ações de combate ao coronavírus no Estado. O valor das aquisições está estimado em R$ 25,3 milhões, o que pode variar a partir das ofertas das empresas interessadas.

O edital prevê a entrega dos equipamentos nos municípios de Santo Ângelo, Rosário do Sul, Uruguaiana, Farroupilha, São Jerônimo, Camaquã, Novo Hamburgo, Parobé, São Leopoldo, Sapiranga, Santa Cruz do Sul, Lajeado, São Gabriel, Passo Fundo, Carazinho, Soledade, Vacaria, Caxias do Sul e Porto Alegre. Os locais para instalação dos equipamentos serão definidos posteriormente.

Além dos materiais para as UTIs, está previsto para esta semana o registro de preços para a compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), também uma demanda em razão da Covid-19.

Novos leitos

A nova estrutura hospitalar construída junto ao Hospital Independência (avenida Antônio de Carvalho, 450 – Agronomia) para assistência a pacientes de Covid-19, inicia a operação nesta segunda-feira (15). Uma visita de autoridades e representantes dos parceiros do projeto, na parte externa e à entrada do novo serviço, às 9h30min, marcará a abertura dos atendimentos.

Na unidade, estão instalados 60 leitos de média complexidade. A construção da estrutura começou no final de abril e foi concluída no final do mês de maio. Após a pandemia, será incorporada de forma permanente ao sistema de saúde e o hospital terá ao todo 160 leitos.

Orientação à imprensa

Para iniciar a operação nesta segunda-feira, a estrutura toda passou por desinfecção no sábado e domingo. Por este motivo, as imagens internas do local terão que ser geradas pela equipe do Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura.

Casos de coronavírus

Até este domingo (14), as atualizações estatísticas das Secretarias estadual e municipal da Saúde contabilizam ao menos 53 mortes por coronavírus em Porto Alegre, líder do ranking gaúcho de perdas humanas para a pandemia, que totaliza 350 casos fatais. A vítima mais recente na Capital é um homem de 49 anos, com diabetes e hipertensão, internado no Hospital Vila Nova (Zona Sul).

Além dele, a lista de óbitos confirmados abrange uma mulher de 82 anos que morava em Passo Fundo (Norte), outra de 74 anos que vivia em Santa Maria (Região Central), um homem de 73 anos em Vacaria (Nordeste), uma mulher de 62 anos em Osório (Litoral Norte) e uma mulher de 59 anos em Palmeira das Missões (Noroeste) – única a destoar (ligeiramente) do padrão etário – idosos – predominante entre os mortos pela doença no Estado.

Sair da versão mobile