O governo dos Estados Unidos informou que suspendeu todas as solicitações de imigração, incluindo processos de “green card” (visto de residência permanente nos EUA) e de cidadania americana, feitas por imigrantes de 19 países não europeus.
A suspensão, realizada sob a justificativa de preocupações com a segurança nacional, aplica-se a cidadãos de países que já estavam sujeitos a uma proibição parcial de viagem determinada em junho. A medida faz parte da política anti-imigração do presidente dos EUA, Donald Trump.
O memorando oficial divulgado na terça-feira (2) pelo Departamento de Segurança Interna que detalha a nova política cita o ataque contra membros da Guarda Nacional em Washington na semana passada, no qual uma agente morreu e um colega ficou gravemente ferido. Um afegão foi preso.
A nova política coloca em espera as solicitações pendentes e determina que todos os imigrantes dos países listados “passem por um processo completo de nova revisão, incluindo uma possível entrevista e, se necessário, uma nova entrevista para avaliar totalmente quaisquer ameaças à segurança nacional e pública”. O memorando citou vários crimes recentes supostamente cometidos por imigrantes, incluindo o ataque à Guarda Nacional.
Os países afetados pela medida são: Afeganistão, Burundi, Chade, Congo, Cuba, Eritreia, Guiné Equatorial, Haiti, Irã, Iêmen, Laos, Líbia, Mianmar, Somália, Sudão, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela.
