Ícone do site Jornal O Sul

Governo federal aceita pedido do Rio, e Forças Armadas ajudarão na segurança

As Forças Armadas atuaram no Rio durantes os Jogos Olímpicos, no ano passado. (Foto: Reprodução)

O governo federal aceitou nesta segunda-feira (13) o pedido do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), feito semanas atrás, e vai disponibilizar tropas das Forças Armadas para atuar na segurança pública do Estado.

O Ministério da Defesa deu início ao planejamento estratégico para definir o efetivo a ser empregado e o cronograma da atuação. Segundo o governo estadual, Pezão solicitou em janeiro ao governo federal “que colocasse a Força Nacional de Segurança e as Forças Armadas de sobreaviso, diante dos protestos ocorridos, anteriormente, no entorno da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio)”.

A decisão do governo Federal ocorre três dias depois de familiares de policiais militares terem se mobilizado para impedir a entrada e saída deles de batalhões, em protesto contra o atraso nos salários. Na sexta (10), o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Sá, declarou que o movimento não interferiu no policiamento no Estado.

Um dia antes, um protesto de servidores públicos contra a votação do projeto de lei que prevê a privatização da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) durou mais de quatro horas e foi marcado pelo confronto violento entre manifestantes e policiais militares do Batalhão de Choque.

As Forças Armadas ajudaram na segurança do Rio durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do ano passado, em agosto e setembro.

Sair da versão mobile