Ícone do site Jornal O Sul

Governo federal deve anunciar nesta semana medidas para ajudar os Estados

O ministro da Fazenda disse que a crise econômica, que provocou "queda forte da arrecadação" com impostos, "agudizou" a situação financeira dos Estados (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governo federal deve anunciar nesta semana medidas para ajudar a conter a crise financeira dos Estados. Sem recursos para fazer investimentos e até mesmo para pagar os salários dos servidores – como é o caso do RS –, governadores vêm pressionando o presidente Michel Temer por alternativas que ajudem a elevar a arrecadação e a reequilibrar suas contas.

Na terça-feira (22), governadores se reúnem com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em Brasília, para discutir o assunto. A expectativa é de que sejam anunciadas medidas que vão permitir aos Estados conseguir recursos extras.

Durante viagem a Nova York (EUA) na semana passada, o ministro da Fazenda disse que a crise econômica, que provocou “queda forte da arrecadação” com impostos, “agudizou” a situação financeira dos Estados. Entretanto, ele apontou que, além da redução nas receitas, “evidentemente que houve aumento de despesas dos Estados”, o que também contribuiu para a deterioração das contas públicas.

O ministro disse que a prioridade é fazer a economia brasileira voltar a crescer e que, na tentativa de ajuda aos Estados, não podem ser adotadas soluções que comprometam o ajuste fiscal que o governo Temer pretende implementar. Entretanto, ele também avaliou que as unidades da Federação devem continuar ajustando suas contas, fazendo o que ele classificou como o “dever de casa”. (AG)

Sair da versão mobile