Ícone do site Jornal O Sul

Governo federal reconhece situação de emergência em 26 municípios gaúchos atingidos pelas chuvas

Mais de 51,2 mil pessoas foram afetadas pelas inundações no Estado (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência por procedimento sumário em 26 municípios do Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial da União. Mais de 51,2 mil pessoas foram afetadas pelas inundações no RS. Desse total, 1,92 mil estão em abrigos.

As cidades em situação de emergência são: Alvorada, Bagé, Barra do Guarita, Barra do Quaraí, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Cerro Grande, Esperança do Sul, Esteio, Frederico Westphalen, Gravataí, Hulha Negra, Iraí, Itaqui, Montenegro, Parobé, Pinheirinho do Vale, Portão, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Rolante, São Borja, São Jerônimo, São Sebastião do Caí e Uruguaiana.

Na terça-feira (21), o ministério autorizou o envio de kits de ajuda humanitária complementares solicitados pelo governo gaúcho. Até o final desta semana, serão entregues mais 1.733 kits de higiene pessoal, 2.279 cestas de alimentos, 2.937 kits dormitórios, 2.937 colchões e 2.058 kits de limpeza.

Acesso a Cachoeirinha foi bloqueado em razão do acúmulo de água na avenida Assis Brasil (Foto: Prefeitura de Cachoeirinha/Divulgação)

Sair da versão mobile