Ícone do site Jornal O Sul

Governo gaúcho atrasa de novo pagamentos ao governo federal

Secretário pretende tratar dos próximos passos para a negociação das dívidas dos estados com a União (Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini)

Após se reunir, na quarta-feira, com a equipe do Tesouro do Estado, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, anunciou que o Rio Grande do Sul atrasará novamente, neste mês, o pagamento da parcela da dívida do Estado com a União, no valor de 266,6 milhões de reais. “É por absoluta falta de dinheiro”, declarou.
O atraso da quitação da dívida (o contrato prevê o pagamento no último dia útil de cada mês) vem ocorrendo desde abril. Nos últimos dois meses, houve bloqueio das contas do Estado por parte da União em razão dos atrasos, decorrentes da crise financeira enfrentada pelo Rio Grande do Sul.
O governo gaúcho fez, na quarta-feira, o depósito integral da folha salarial do mês de setembro dos servidores. Conforme o Executivo, contribuiu para o pagamento a aprovação, na semana passada pela Assembleia Legislativa gaúcha, do projeto que amplia de 85% para 95% o limite de saque dos chamados depósitos judiciais. “Mas é preciso salientar que esta é uma solução emergencial, ajuda a resolver a situação agora em setembro, mas é um dinheiro que não pertence ao Estado e que representa um custo alto aos cofres públicos”, afirmou o secretário da Fazenda. “A cada mês estamos represando quase 600 milhões de reais de compromissos com prefeituras, hospitais e demais fornecedores”, afirmou Feltes ao mencionar que a crise financeira é permanente.

Sair da versão mobile