Ícone do site Jornal O Sul

Governo gaúcho oficializa o ingresso de 57 novos agentes penitenciários na Polícia Penal

A formatura dos agentes foi realizada na Sogipa, em Porto Alegre. (Foto: Divulgação/Ascom SSPS)

O governo do Rio Grande do Sul oficializou o ingresso de 57 novos servidores na Polícia Penal. A formatura de 52 agentes penitenciários e de cinco agentes penitenciários administrativos ocorreu na tarde de quarta-feira (19), na Sogipa, em Porto Alegre.

Aprovados no concurso público realizado em março de 2022 e empossados em agosto deste ano, os formandos passaram por um processo seletivo composto por quatro etapas: prova objetiva, prova dissertativa, avaliação psicológica, investigação social e funcional, além de teste de aptidão física.

“Não adianta termos novos presídios, novas tecnologias, novas viaturas se não tivermos vocês, servidores, que estão lá no dia a dia fazendo acontecer. Vocês são os heróis invisíveis, mas que estão lá, dentro dos estabelecimentos prisionais, trabalhando pela segurança de milhares de gaúchos”, destacou o secretário do Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, durante a solenidade.

Em 2025, a Polícia Penal gaúcha já formou mais de 640 servidores, sendo 544 agentes penitenciários, 81 agentes penitenciários administrativos e 23 técnicos superiores penitenciários. Do concurso de 2022, que ainda está vigente, mais de 1,5 mil servidores já concluíram o curso de formação.

Sair da versão mobile