Slogan atualizado
O governo federal passará a adotar a partir da próxima semana o slogan “Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro”, apresentado na reunião ministerial desta terça-feira pelo chefe da Secom da Presidência, Sidônio Palmeira. A nova marca visa repercutir o discurso adotado pelo Planalto na esteira do tarifaço do governo Trump, relacionado a questões de defesa da soberania nacional e de justiça social.
Slogan atualizado II
Durante a apresentação do novo slogan aos colegas da Esplanada, Sidônio Palmeira solicitou aos ministros que, sempre que possível, reforcem a nova campanha governamental nas agendas de suas respectivas pastas. A ampla disseminação da campanha visa aproveitar a repercussão positiva que o tema da soberania tem gerado nas redes, visando colher o máximo de benefícios para a imagem do governo.
Brasil no México
O vice-presidente Geraldo Alckmin está à frente da comitiva brasileira que embarcou nesta terça-feira para uma missão oficial no México. A viagem, que inclui uma audiência com a presidente mexicana Claudia Sheinbaum, visa fortalecer as relações políticas e ampliar os laços comerciais e de investimentos entre as duas maiores economias da América Latina.
Adversário provável
Na mesma semana em que Valdemar Costa Neto, líder nacional do PL, comentou sobre a possibilidade de Tarcísio de Freitas (Republicanos) concorrer ao Planalto pelo partido em 2026, o presidente Lula sinalizou acreditar que o governador de São Paulo será seu adversário nas urnas. A possibilidade, que acende um alerta sobre o futuro do Republicanos no governo, foi comentada pelo chefe do Executivo durante a reunião ministerial desta terça-feira, enquanto cobrava fidelidade dos auxiliares do Centrão.
ECA Digital
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sinalizou para esta quarta-feira a votação do projeto de lei que propõe, entre outras ações, a criação de regras de proteção para crianças e adolescentes nas redes sociais. Para o chefe parlamentar, a celeridade da discussão atende à urgência de apresentar uma resposta legislativa às ameaças digitais às quais os menores estão expostos.
Segurança reforçada
O esquema especial de segurança adotado pelo STF para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus será mantido até o final de setembro, quando o ministro Edson Fachin tomará posse na presidência do Tribunal. O plano inclui a mobilização de 30 policiais de tribunais de diferentes regiões do país, que desde já seguem instalados na Corte para atuar na segurança do local e arredores.
LDO na pauta
O senador Efraim Filho (União-PB), presidente da Comissão Mista de Orçamento, está tentando conseguir para a próxima semana a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026. O parlamentar destaca a importância de concluir as discussões orçamentárias até dezembro, de modo a evitar atrasos semelhantes aos ocorridos no Orçamento de 2025, votado somente em abril deste ano.
Saidinha restrita
A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou ontem (26) o projeto de lei que proíbe a saída temporária de presos reincidentes e condenados por crimes inafiançáveis. De autoria do senador Carlos Viana (Podemos-MG), a matéria segue para análise terminativa da Comissão de Constituição e Justiça antes de ser analisada pela Câmara.
Maria da Penha
Segue para sanção do presidente Lula o projeto aprovado nesta terça-feira pelo Senado que oficializa o nome “Lei Maria da Penha” para a legislação que trata da violência doméstica e familiar contra a mulher. Ainda que popularmente conhecida, a designação nunca havia sido estabelecida formalmente no texto legal.
Custos de energia
A medida provisória do governo Lula que limita o repasse de custos do setor de energia elétrica ao consumidor será analisada em comissão mista a ser instalada nesta quarta-feira, no Senado Federal. Após o ato de instalação, o grupo promoverá a eleição do presidente e vice do colegiado, que também definirá o responsável pela relatoria.
Mais Médicos
Mais 1,5 mil profissionais devem iniciar as atividades de atendimento à atenção primária e à saúde da família através do Programa Mais Médicos, do governo federal, a partir de 27 de agosto. Integrados à 2ª chamada do 41º ciclo do programa, os médicos serão alocados em 987 municípios e 23 Distritos Sanitários Indígenas de diferentes regiões do Brasil.
Recuperação municipal
A Defesa Civil Nacional, vinculada ao Ministério da Integração, autorizou nesta terça-feira o repasse de R$20,48 milhões para ações de resposta e recuperação em oito cidades brasileiras afetadas por desastres. A lista integra os municípios gaúchos de Rio Grande, Taquara e Travesseiro, que, juntos, receberão quase R$17 milhões.
Clima e consumo
O MPRS sedia a partir desta quarta-feira, em Porto Alegre, o XXIII Congresso da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor – Defesa do Direito do Consumidor em Eventos Climáticos Extremos. O evento reunirá membros do MP, juristas, especialistas, gestores públicos e pesquisadores de todo o país para debater os impactos das catástrofes climáticas nas relações de consumo.
Aproximação interinstitucional
Presidente da Famurs, a prefeita Adriane Perin reuniu-se nesta terça-feira com o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, para debater ações conjuntas e estreitar relações entre as entidades. Na ocasião, Perin convidou a federação comercial a participar do programa “Famurs em Movimento”, que promoverá uma série de encontros em diferentes regiões do RS para aproximar gestores municipais de soluções oferecidas por entidades parceiras.
Copa na Capital
Responsável pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina em Porto Alegre, Débora Garcia esteve em Brasília nesta semana para tratar do planejamento da Capital para o evento da FIFA em 2027. A secretária participou de reuniões com lideranças de diferentes pastas do governo federal e visitou o Estádio Mané Garrincha – Arena BRB, também confirmado como sede da competição.
@obrunolaux