O governo do Estado prometeu iniciar o pagamento de uma dívida de 6 milhões de reais com municípios detentores de hospitais de pequeno porte em setembro e quitar o valor até novembro. A informação é do presidente da comissão de municípios com HPPs (Hospitais de Pequeno Porte) e prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn.
Uma comitiva de prefeitos ligados à Famurs (Federação de Associações de Municípios do RS) foi recebida nesta sexta-feira (28) pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para discutir a falta de repasses para as instituições.
“Ficou acertado ainda, um incentivo em forma de financiamento para as unidades, que será apresentado à Famurs no dia 15 de setembro”, afirmou o prefeito.
A medida, segundo ele é importante para evitar que os hospitais do interior do Rio Grande do Sul fechem suas portas. Ao todo, são 30 milhões de reais por ano que o governo do Estado deve destinar às prefeituras para auxliar na manutenção dos 125 hospitais com menos de 50 leitos. (Fabiane Christaldo/ O Sul)
