Ícone do site Jornal O Sul

Governo do RS anuncia o parcelamento dos salários de junho dos servidores

Pagamento inicial será de 2 mil reais para cada matrícula. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O governo do Rio Grande do Sul anunciou nessa quinta-feira o parcelamento dos salários de junho dos servidores e pensionistas vinculados ao Executivo, como vem ocorrendo desde fevereiro de 2016. Com o pagamento inicial de 2 mil reais para cada matrícula na manhã desta sexta-feira, serão quitados os vencimentos de 48% do funcionalismo, 57% do magistério.

O governo usou 583,8 milhões de reais para garantir o pagamento inicial, e espera quitar todos os salários até o dia 13 de julho. Também será paga a sétima parcela do 13º salário – cada parcela onera os cofres do Estado em 102 milhões de reais. A Secretaria da Fazenda atribui os sucessivos parcelamentos de salários à crise financeira que afeta o Rio Grande do Sul. Segundo o Piratini, o estado teve em junho uma “insuficiência financeira” de 600 milhões de reais.

Ao longo dessa semana, o governo diz ter saldado compromissos emergenciais, como o repasse extra de 24 milhões de reais para a saúde, a transferência de 82 milhões de reais para pagamento de precatórios e reformas em escolas estaduais, que tiveram custo de 40 milhões de reais, além do duodécimo dos demais poderes e órgãos de Estado, no valor de 325 milhões de reais. Além disso, diz o Piratini, serão pagos nesta sexta-feira os serviços da dívida com a União e o transporte escolar.

Sair da versão mobile