Ícone do site Jornal O Sul

Governo turco proíbe namoro na TV e bloqueia o acesso ao Wikipedia

Estado de emergência continua a vigorar no país veio após a tentativa de golpe. (Foto: Freepik)

A Turquia aprovou dois novos decretos no sábado. Um deles determina a demissão de mais de 4 mil funcionários públicos e o outro proíbe programas de namoro na televisão. O Diário Oficial do país publicou os decretos durante a noite (horário local), ordenando a demissão de cerca de 500 acadêmicos e de mais de mil militares turcos. O decreto também restabelece o emprego de 236 pessoas.

O estado de emergência que continua a vigorar no país veio após a tentativa de golpe contra o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan. Desde então, mais de 47 mil pessoas foram presas e 100 mil estão sendo investigadas por supostas conexões com organizações terroristas. Também no sábado, o acesso à enciclopédia online Wikipedia foi bloqueado, por conteúdo que apresenta o país como apoiador do terrorismo.

A agência de notícias estatal do país, a Anadolu, disse que o site foi bloqueado por “se tornar uma fonte de informações agindo com grupos realizando uma campanha de difamação contra a Turquia na arena internacional”.

 

Sair da versão mobile