Ícone do site Jornal O Sul

Governo vai vender 239 imóveis próprios com a ajuda da Caixa

Em setembro, a Caixa diminuiu para 50% o limite para financiar imóveis usados; banco havia informado que processos seriam concluídos até 30/11. (Foto: Daniel Teixeira/AE)

O governo vai vender imóveis da União com intermediação da Caixa Econômica Federal. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou portaria no Diário Oficial da União com o primeiro lote disponível, de 239 unidades. Estão inclusos nesse pacote imóveis que chegaram a ser licitados no ano passado, mas que não atraíram compradores.

Segundo o secretário de Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues, a expectativa é que agora, com a participação do banco, a venda seja bem-sucedida. “A Caixa é que vai promover, fazer contato com possíveis investidores interessados. Eles têm meio de fazer com mais eficiência que a própria administração pública.” Conforme Rodrigues, as linhas de crédito disponíveis para os interessados nos imóveis serão as já oferecidas atualmente pela instituição bancária.

A intermediação da Caixa foi autorizada pela Medida Provisória 691, depois convertida na Lei nº 13.240, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 30 de dezembro do ano passado. O banco receberá remuneração de 3,5% do valor da venda. Mais licitações serão anunciadas ao longo de 2016, com previsão de arrecadação de 1,5 bilhão de reais em todo o ano. (Abr)

Sair da versão mobile