Ícone do site Jornal O Sul

Granpal propõe criação de fundo para custear isenções do transporte com participação da União e do Estado

O encontro ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. (Foto: Divulgação/ Alex Rocha/ PMPA)

O Fundo de Financiamento de Mobilidade do sistema coletivo metropolitano foi debatido em audiência entre a Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal) e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, nessa última segunda-feira (27).

Além da criação do fundo com valores que viriam de impostos, os prefeitos defendem a participação da União para auxiliar os municípios a enfrentarem a falência do atual sistema de transporte. “Faremos uma grande comitiva para acampar em Brasília para tentar convencer o Governo Federal de que ele é parte desse processo. O Estado também não pode se ausentar na participação do fundo, assim como os municípios, que deverão entrar com uma parcela”, afirmou o presidente da Granpal, Sebastião Melo.

A proposta é que o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, lidere um fórum envolvendo secretários de transporte para também encontrar soluções. “Existem problemas que se arrastam há mais de 30 anos na Região Metropolitana envolvendo a integração do sistema”, pontuou o prefeito de Porto Alegre.

Sair da versão mobile