Ícone do site Jornal O Sul

Grávida do terceiro filho, moça com doença grave pede para tirar o útero por se achar “fértil demais”

Charlotte Peers com os filhos. (Crédito: Reprodução)

Aos 20 anos e grávida do terceiro filho, Charlotte Peers está em uma verdadeira briga com o sistema de saúde britânico para passar por uma cirurgia para remover o útero ou por um outro procedimento que a impeça de engravidar novamente.

Segundo ela, que engravidou quatro vezes em cinco anos, sua saúde fica em risco durante as gestações devido a uma condição chamada placenta acreta. Para médicos, a jovem deveria tomar cuidado redobrado com a contracepção, porque é nova demais para passar pelo procedimento. Em contrapartida, Charlotte argumenta que é “fértil demais”, mesmo tomando todos os cuidados, e teme que continue engravidando caso não tenha o pedido atendido.

O grande medo de Charlotte, que vive em uma cidade perto e Manchester, na Inglaterra, é que sua condição piore com outras gestações. “Eu implorei ao médico, mas ele me disse que por ser jovem e saudável eu não seria caso de fazer uma cirurgia para me tornar estéril.” Charlotte ressalta que métodos contraceptivos tradicionais não surtem o efeito desejado. “Tentei todos os tipos de contraceptivos, mas não funcionam para mim”, declarou.

Sair da versão mobile