Ícone do site Jornal O Sul

Grêmio encabeça o grupo no Gauchão 2026 e terá calendário mais enxuto

Tricolor dividirá o Grupo B com Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Ypiranga e Inter-SM. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A Federação Gaúcha de Futebol confirmou, em congresso técnico realizado com os 12 clubes participantes, a nova fórmula do Campeonato Gaúcho para 2026. A reformulação atende às exigências da CBF(Confederação Brasileira de Futebol), que reduziu os estaduais a 11 datas e determinou o início do Campeonato Brasileiro já em janeiro.

O Gauchão terá início no fim de semana de 11 de janeiro e terminará em 8 de março. O formato será diferente do atual: em vez de três grupos de quatro times, serão duas chaves com seis clubes cada. Os confrontos da primeira fase serão cruzados entre os grupos, e Grêmio e Internacional foram escolhidos como cabeças de chave.

O Tricolor lidera o Grupo B, que terá Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Ypiranga e Inter-SM. Cada equipe disputará seis jogos na primeira fase, enfrentando adversários da chave contrária. Os quatro primeiros avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos disputarão um quadrangular de rebaixamento.

Na fase eliminatória, os cruzamentos seguirão a ordem da classificação: o primeiro do Grupo B enfrentará o quarto do Grupo A, e assim por diante. Os mandos de campo serão definidos pela pontuação da primeira etapa. As semifinais e a final terão jogos em ida e volta.

Os quatro eliminados nas quartas disputarão a Taça Farroupilha, que dará vaga à Copa do Brasil. Para o Grêmio, o novo formato traz a responsabilidade de liderar sua chave e confirmar o favoritismo, mas também impõe atenção ao calendário mais curto, que exigirá eficiência máxima desde a estreia.

Sair da versão mobile