Ícone do site Jornal O Sul

Grêmio encerra o Brasileirão sem dois volantes titulares

Arthur e Dodi ficam fora da última rodada por suspensão; técnico evita cravar permanência em 2026. (Foto: Liamara Polli/Grêmio)

O Grêmio terá desfalques importantes na despedida do Campeonato Brasileiro. No domingo (7), às 16 horas, diante do já rebaixado Sport na Ilha do Retiro, o Tricolor não contará com os volantes Arthur e Dodi, suspensos pelo terceiro cartão amarelo recebido na derrota para o Fluminense.

A dupla ainda participa dos treinos desta sexta-feira (5) e sábado (6), no CT Luiz Carvalho, mas será liberada para iniciar as férias antecipadamente. Arthur, emprestado pela Juventus-ITA, disputou 13 jogos como titular desde que chegou na última janela. Dodi, por sua vez, foi peça constante ao longo da temporada: atuou em 51 partidas, 40 delas como titular, com um gol e duas assistências.

O elenco gremista retorna na primeira semana de janeiro para o início da pré-temporada de 2026. Arthur tem contrato até junho, enquanto Dodi permanece vinculado ao clube até dezembro do próximo ano.

Com 46 pontos, o Grêmio ocupa a 11ª posição e não tem mais chances de alcançar o G-8, que daria vaga na pré-Libertadores. A equipe, no entanto, depende apenas de si para confirmar presença na Copa Sul-Americana, garantindo calendário internacional em 2026.

O técnico Mano Menezes evitou confirmar se seguirá no comando para a próxima temporada. Em entrevista, destacou que a decisão cabe à nova diretoria, que será liderada por Odorico Roman a partir de segunda-feira (8), substituindo Alberto Guerra.

“Isso não vai partir do treinador, vai partir da direção. Vou trabalhar para o último jogo e entregar o melhor até a última rodada. Acho sempre bom para trabalhos terem continuidade, mas quem vai avaliar são as pessoas que têm que avaliar”, declarou.

Em 2025, Mano soma 38 jogos com 13 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, aproveitamento de 44,7%. O Grêmio foi eliminado precocemente da Copa do Brasil pelo CSA e caiu no playoff da Sul-Americana diante do Alianza Lima-PER, além de terminar na parte intermediária da Série A.

Sair da versão mobile