Na tarde dessa terça-feira (16), o Grêmio realizou treino em solo paulista, onde encara seu próximo desafio pelo Campeonato Brasileiro. As atividades aconteceram na Academia de Futebol, Centro de Treinamento do Palmeiras, em preparação para a 17ª rodada da competição. O adversário será o São Paulo, nesta quarta (17), às 20h, no Estádio MorumBis.
No último dia de preparação antes do próximo duelo, o técnico Renato Portaluppi deu ênfase a trabalhos táticos, fazendo ajustes por setores. Após os exercícios de aquecimento, de corrida e coordenativos com a equipe de preparação física, o comandante do Tricolor focou na mecânica do modelo de jogo e nas valências do time. Para finalizar, os jogadores realizaram atividades de bola parada.
Depois de vencer o Operário-PR e garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Tricolor busca agora somar três pontos importantes no Brasileiro. Com 11 pontos e 14 jogos, o Grêmio ocupa da 18ª posição na tabela.
Reforços
Após a classificação para as oitavas da Copa do Brasil, a diretoria gremista anunciou a contratação de dois reforços. O apoiador colombiano Monsalve (do Independiente Medellin) e o atacante chileno Aravena (da Universidad Católica). Eles chegam com contrato até o fim de 2028.
Para ter Aravena, o Grêmio desembolsou US% 3,5 milhões (R$ 19 milhões) por 70% de seus direitos junto à Católica. Para ter Monsalve, o Grêmio pagou US$ 2,5 milhões (13,6 milhões) para ficar com 50% do jogador.
O apoiador Miguel Monsalve tem 20 anos e é uma das joias do Independiente Medellin. Ainda não tem convocação para a seleção principal, mas é figurinha constante nas seleções de base. O jornal inglês The Guardian fez uma lista dos dez jogadores nascidos em 2004 com mais potencial de sucesso e Monsalve ficou na sexta posição da lista.
O atacante Aravena tem 21 anos. Formando na Universidad Católica, defendeu as seleções de base. Ele já jogou na seleção principal, mas em nove jogos ainda não balançou a rede.
De acordo com o vice de futebol do Grêmio, Antonio Brum, há a possibilidade da contratação do atacante uruguaio Matías Arezo, que defendeu o Granada (Espanha) na temporada passada. O time foi rebaixado no Campeonato Espanhol e o jogador era reserva. Mas os gremistas veem potencial no atleta.
“Arezo faz parte do monitoramento, mas só falo dos jogadores já acertados”, disse Brum.
Já sobre o polêmico atacante Deyverson, do Cuiabá, Brum disse que o negócio não foi para a frente:
“Deyverson foi oferecido. Analisamos o jogador, mas não tem nada certo”.
Sub-20
Na tarde dessa terça, no Estádio Airton Ferreira da Silva, no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, a equipe Sub-20 do Grêmio venceu o Cruzeiro pelo placar de 4 a 2 em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria.
Os gols gremistas foram marcados por Cheron, Riquelme, Athos e Guga. Tevis e Pedrão descontaram para a Raposa. Com o resultado, o Grêmio está na sexta colocação com 22 pontos em 11 jogos disputados, dois a menos que os adversários.
A equipe volta a campo no sábado (20), às 15h30, para enfrentar o Internacional em jogo atrasado. O clássico será no CFT Hélio Dourado.