Em duelo válido pela rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro, o Grêmio de Mano Menezes goleou o lanterna Sport por 4 a 0, fora de casa, na tarde desse domingo (7), diante de apenas 3.339 torcedores. Com o resultado, o Tricolor gaúcho encerrou o torneio na nona colocação, somando 49 pontos e garantindo vaga na fase de grupos da próxima edição da Copa Sul-Americana.
O placar do jogo foi construído com gols de Carlos Vinícius (duas vezes), Gustavo Martins e Cristaldo. O elenco gremista entra agora em período de férias, com previsão de retorno aos trabalhos no início de janeiro, já com foco no Campeonato Gaúcho.
A estreia deve ter como data o dia 10 ou 11 de janeiro, contra o Avenida de Santa Cruz do Sul. Já a Sul-Americana terá sua primeira fase no início de março (o adversário ainda não foi definido).
A permanência da atual comissão técnica ainda não está definida pela direção do Tricolor. Em entrevista pós-jogo, o próprio Mano Menezes adiantou que o assunto será tratado nos próximos dias. “No sábado, recebi um telefonema de alguém da futura direção e eu disse que vamos conversar”, relatou, sem mais detalhes.
Goleada
Os primeiros minutos do jogo foram de ritmo lento, com poucas emoções. O Sport tentou ditar o ritmo da partida e conseguiu finalizações de Paciência e Cariús. Mas bastou o Grêmio despertar em campo para engolir a equipe rubro-negra. Em contra-ataque rápido, Cristaldo passou para Carlos Vinícius, livre, abrir o placar aos 28 minutos.
Aos 30 minutos, saiu o segundo gol. Edenilson avançou em liberdade pela direita e passou para Carlos Vinícius ampliar. A essa altura, a torcida pernambucana vaiava efusivamente o time, que já estava matematicamente rebaixado diversas rodadas antes.
Em meio a esse clima pesado para os anfitriões, Amuzu e Cristaldo quase ampliaram. O terceiro gol, novamente com muita facilidade, veio aos 41 minutos, com Gustavo Martins, de cabeça.
No início do segundo tempo, o Grêmio ampliou logo aos 2 minutos de bola rolando. Pavón avançou pela direita e cruzou para Cristaldo mandar, de primeira, para o fundo da rede.
Com a vitória praticamente garantida, o Tricolor diminuiu o ritmo e passou a administrar o jogo sem ser ameaçado. Os minutos seguintes tiveram clima de treinamento. Aos 20 minutos, Mano Menezes fez mais duas trocas: Camilo e Lucas Esteves entraram nos lugares de Edenilson e Marlon.
Mais dez minutos depois, Cuéllar tabelou com Carlos Vinícius dentro da área e finalizou colocado, mas o goleiro pernambucano defendeu. Na sequência, André Henrique substituiu Carlos Vinícius na última alteração do Grêmio. O jogo seguiu sem maiores lances de perigo até o apito final.
Ficha técnica
– Sport: Caíque França; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Luan Cândido (Rafinha,) e Igor Cairús (João Silva); Lucas Kal, Pedro Augusto, Romarinho (Chrystian Barletta), Lucas Lima e Matheusinho (Léo Pereira, INT); Gonçalo Paciência (Sérgio Oliveira). Técnico: César Lucena.
– Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon (Lucas Esteves); Cuellar, Edenílson (Camilo), Cristaldo; Alysson (Pavon), Amuzu (Willian) e Carlos Vinícius (André Henrique). Técnico: Mano Menezes
– Arbitragem: Edina Alves (SP), auxiliada por Neuza Back (SP) e Fabrini Costa (SP). No VAR, Marco Aurélio Fazekas (MG).
