Ícone do site Jornal O Sul

Grupo de Dilma Rousseff articula reação esta semana

(Foto: Roberto Stuckert Filho)

A presidente afastada Dilma Rousseff aproveitou a presença no Rio Grande do Sul,para intensificar os contatos para uma reação política no senado onde sua base de apoio acusou o golpe,depois da prisão do ex-ministro Paulo Bernardo,acusado de corrupção,ao lado da esposa,a senadora Gleisi Hoffmann.

A presidente e seus aliados avaliam que neste momento, a articulação política é parou no Senado para tentar reverter os votos pró-impeachment. A maneira encontrada para reverter os efeitos da Operação Custo Brasil,será a realização nesta segunda-feira às 19h,de uma reunião no Palácio da Alvorada com lideranças políticas ligadas à petista e grupo de juristas. O objetivo é fortalecer juridicamente a proposta de novas eleições como uma promessa de Dilma, caso ela retorne à Presidência da República. O grupo pretende apresentar a proposta a um grupo de 13 a 15 senadores que ainda poderiam mudar o voto e apoiar o retorno de Dilma.

Preparando a gestão

O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, dedicou os últimos dias a intensificar a montagem do plano de trabalho que vai colocar em prática a partir do dia 7 de julho, quando assume a presidência da Famurs, a Federação das Associações de Municipios do RS. Uma definição preliminar já foi dada pelo futuro presidente: o ex-prefeito de Arvorezinha, José Odair Scorsatto, será o seu principal executivo na Famurs.

Produtores de leite não recebem empréstimos do governo federal

Os pequenos produtores de leite,embora fiscalizados com rigor pelos sistemas de inspeção municipais, ainda não têm direito a aderir ao EGF,Empréstimo do Governo Federal, concedido apenas para quem receber inspeção federal. O deputado federal gaúcho Alceu Moreira alerta que “essa limitação no acesso ao crédito acaba por impedir o crescimento dessas indústrias familiares, seja pela falta de investimentos para estocagem, aquisição de novas tecnologias ou pelo custo da produção.”

Para discutir a inclusão desse segmento no EGF, no próximo dia 7 de julho, a Câmara realiza audiência pública em Brasília, proposta por Alceu Moreira (PMDB/RS), e com as presenças de representantes do governo federal,em especial dos ministérios da Agricultura,e da Fazenda.

Cherini, a noiva da vez

O PR vai intensificar nos próximos dias, um trabalho para conquistar o deputado federal Giovani Cherini, expulso do PDT. Cortejado também pelo PMDB e pelo PTB, o coordenador da bancada federal gaúcha em Brasília, no entanto não demonstra pressa em anunciar seu próximo passo,fiel a um lema que segue,segundo o qual “Brasília não é um teste de pressa é uma escola de persistência”.

Sair da versão mobile