Ícone do site Jornal O Sul

Grupo protesta contra Doria em cerimônia de aniversário de São Paulo

Momentos antes ao protesto, Doria participou de uma missa em comemoração ao aniversário de 463 anos de São Paulo. (Foto: Prefeitura de SP)

Manifestantes protestaram contra o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), na manhã desta quarta-feira (25), aniversário de 463 anos da capital paulista.

Houve confusão e um grupo de jovens que gritavam palavras de ordem contra o tucano tentaram impedir a saída do carro do prefeito. O motorista, no entanto, acelerou o veículo, rasgando uma faixa de protesto.

O protesto ocorreu na praça da Sé, no Centro da cidade. Momentos antes, Doria e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) participavam de uma cerimônia em homenagem a São Paulo na catedral da Sé.

Os manifestantes (a maioria jovens) afirmavam que Doria pratica uma “política higienista”. Em uma das faixas estava escrita a frase “Cidade Linda para quem?” — referência ao programa de zeladoria do tucano.

O tumulto começou quando Doria se preparava para deixar a catedral. Alguns jovens estenderam uma faixa de protesto em frente ao Audi usado pelo tucano.

Os manifestantes jogaram garrafas no veículo e chutaram alguns cones. Em seguida, o carro do prefeito conseguiu deixar o local. Um segurança que acompanhava a saída de autoridades do evento chegou a colocar a mão na cintura, mas não sacou nenhuma arma. Segundo a gestão Doria, ele não faz parte da equipe da prefeitura.

Antes da cerimônia, outro grupo — cerca de 250 membros de movimentos sociais — também protestou contra o prefeito, mas não houve confusão.

Sair da versão mobile