Na madrugada desse sábado (16) a Guarda Municipal, em ação conjunta com a Brigada Militar e fiscais da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), efetuou ações em diversos pontos de Porto Alegre para desfazer aglomerações. As ações ocorreram em frente a bares em que as pessoas desrespeitavam as regras do distanciamento social nas ruas Fernando Machado, no Centro Histórico; Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento; Lima e Silva, no bairro Cidade Baixa; avenida Assis Brasil e na Ponte de Pedra do Largo dos Açorianos
Os agentes também encerraram uma festa de pagode que ocorria em uma quadra de futebol na rua Manoel Elias, Zona Norte da Capital, em que estavam cerca de 400 pessoas. Muitos frequentadores não usavam máscaras nem respeitavam as regras de distanciamento social. O proprietário da quadra e organizador da festa foi autuado e está sujeito à multa de 2.000 UFM (Unidade Financeira Municipal), cerca de R$ 8.000.
A Guarda Municipal salienta que a população pode colaborar através de denúncias pelo 156 ou 153, bem como o respeito aos protocolos da Covid-19. O comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, diz que as fiscalizações vão continuar neste fim de semana.
Interdição
Na quinta-feira (14) a prefeitura interditou um estabelecimento comercial na avenida Teresópolis por desrespeito aos protocolos sanitários de funcionamento. As operações de fiscalização são diárias e devem ser intensificadas no final de semana para evitar aglomerações e assegurar o cumprimento das medidas de segurança para o combate à proliferação do coronavírus.
O estabelecimento interditado funcionava como um bar, mas no local também foram encontradas seis máquinas caça-níqueis. Os agentes da equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Guarda Municipal flagraram funcionários e clientes sem máscara e a ausência de kit completo de higiene no banheiro.
Pichação
A Guarda Municipal deteve, no final da manhã de sexta-feira (15) um homem que estava pichando as escadas ao lado do monumento Elis Regina, na Usina do Gasômetro. A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança do Ceic (Centro Integrado de Comando de Porto Alegre). O homem foi encaminhado para registro de ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
Pichar monumentos ou depredar o patrimônio público é crime, previsto na Lei Municipal 832/2018. A legislação estabelece punições com multas que podem variar de 50 UFMs (Unidades Financeiras Municipais) a 100 mil UFMs.

