Ícone do site Jornal O Sul

Guarda Municipal encerra baile funk com mais de 400 pessoas na Zona Norte de Porto Alegre

Flagrante foi registrado de madrugada em boate no bairro Sarandi. (Foto: Divulgação/Guarda Municipal)

Em mais um capítulo da insistência de parte da população de Porto Alegre em desrespeitar regras básicas de combate à pandemia de coronavírus, a Guarda Municipal encerrou na madrugada desta quinta-feira (27) um baile funk em um bar na rua Dona Alzira, bairro Sarandi (Zona Norte). Mais de 400 pessoas participavam de uma festa no local.

A equipe de fiscalização chegou ao estabelecimento por volta das 4h, acompanhada de policiais da Brigada Militar (BM). Conforme os agentes, vários indivíduos estavam sem máscara, distanciamento interpessoal ou outros protocolos sanitários. O público foi dispersado, o bar interditado e o dono autuado por violar decreto municipal.

Cabe ressaltar que o evento era clandestino, já que as normas vigentes ainda não permitem a ocupação de pista de dança e nem mesmo clientes em pé, mesmo em casas noturnas com alvará para esse tipo de atividade.

“Precisamos continuar vigilantes e recebendo o apoio da população”, reiterou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento Silva. “Somente com denúncias das irregularidades é que podemos continuar a nossa luta pela manutenção da segurança sanitária contra a pandemia de covid”.

Na madrugada de 2 de maio, um domingo, uma operação integrada entre forças de segurança já havia acabado com  dois eventos semelhantes, também na Zona Norte. O primeiro foi uma festa clandestina com 40 pessoas no bairro Chácara das Pedras, enquanto outro era um baile funk no Loteamento Santa Terezinha (antiga Vila dos Papeleiros), no bairro Floresta.

Um dia antes, o alvo foi uma casa de festas na rua Castro Alves, bairro Rio Branco (Zona Central). O estabelecimento acabou interditado após a comprovação de denúncias da vizinhança sobre um encontro com aproximadamente 400 pessoas. Os proprietários foram autuados.

Prisão em flagrante

Também nesta quinta-feira, fiscais da prefeitura lacraram um bar da Vila Ipiranga (Zona Norte) que vinha funcionando sem condições sanitárias adequadas para o comércio de gêneros alimentícios. O estabelecimento era reincidente, pois já havia sido notificado sobre a necessidade de providenciar melhorias na higiene e outros aspectos.

Além desse problema, foram encontradas drogas no interior do local. O responsável foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil. A ação contou com o apoio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon).

“Ações de fiscalização sanitária ocorrem diariamente em diversos bairros da cidade e possuem como origem as denúncias por parte da população”, reiterou o diretor de Fiscalização da prefeitura, Renê Machado de Souza. “Os cidadãos podem usar o fone 156 não só para denúncias desse tipo, bem como para qualquer outra irregularidade.”

(Marcello Campos)

 

Sair da versão mobile