Ícone do site Jornal O Sul

Helicóptero cai em Ubatuba e mata pedestre; ocupantes sobrevivem

Piloto e passageiros na aeronave caída no Litoral Norte de SP tiveram ferimentos leves. (Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros SP)

Uma pessoa morreu em Ubatuba (Litoral Norte de SP) após a queda de um helicóptero na manhã desta terça-feira (1º). O aparelho caiu por volta das 11h em uma rua do bairro de Itaguá e atingiu um pedestre, que morreu no local. Ele tinha 38 anos e era, segundo uma moradora, um catador de latinhas do bairro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave tinha três ocupantes, incluído o piloto. Os três tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao pronto-socorro da Santa Casa de Ubatuba. “Ele [piloto] estava tentando pousar no campinho de futebol aqui do lado e não conseguiu, perdeu o controle”, diz Carolina Frackiewicz Waby, moradora de Itaguá.

Ela não testemunhou o acidente, mas afirma ter ouvido o estrondo da queda. “Estava no quintal e escutei um barulhão. Aí abrimos o portão, eu e minha mãe. Achamos que fosse batida, nessa época tem muito bêbado [na cidade]”, diz.

Carolina afirma que, segundo testemunhas, o homem atingido estava sentado na calçada quando o helicóptero caiu. Ele era um catador de latinhas do bairro conhecido como “Mortinho”.

A moradora, que tem um consultório dentista também próximo ao local da queda, diz que os ocupantes da aeronaves foram socorridos prontamente graças aos moradores. “Como o barulho foi muito forte e todo mundo saiu para a rua já chamamos o socorro rápido.”

As equipes dos Bombeiros isolaram o local e fizeram trabalho preventivo para evitar o vazamento de combustível do helicóptero.

Segurança

Dezesseis cidades do litoral Sul e Norte de São Paulo receberam o reforço de 2.758 policiais militares durante a Operação Verão, que vai até o dia 8 de fevereiro. Os municípios com mais policiamento são: Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Iguape, Cananeia, Peruíbe, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Cubatão, Bertioga, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba.

Além dos PMs, há ainda reforço 1.521 policiais civis. Segundo o governo, eles atuarão nas ruas e nas delegacias, fazendo investigação e atendendo à população. Nas praias e nas represas, o Corpo de Bombeiros vai atuar com 600 guarda-vidas. Segundo o governo, 1.954 PMs foram enviados para cidades da Baixada Santista e 505 para o Litoral Norte. O policiamento rodoviário também será reforçado com 299 agentes.

O Estado de São Paulo registrou em novembro de 2018 a redução de praticamente todos os indicadores de violência computados pela polícia e conseguiu, entre eles, a menor quantidade de roubos a banco da história: um caso.

Os homicídios dolosos (intencionais) também tiveram queda de 12,6% em relação a igual período de 2017, passando de 294 vítimas para 257. Foi a 12º queda seguida nos registros de homicídios, levando a taxa de mortes por grupo de 100 mil para 7,2.

 

Sair da versão mobile