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“Hoje, estamos realmente analisando o papel que a EPTC exerce”, diz o prefeito de Porto Alegre

“Foi um projeto construído a muitas mãos", disse o prefeito Melo. (Foto: Mateus Raugust/PMPA)

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, comandou nesta segunda-feira (05) a primeira reunião do GT (grupo de trabalho) responsável pela reestruturação administrativa da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).

O GT tem prazo de 30 dias para apresentar um novo modelo de gestão para o órgão de trânsito. “A prioridade dos prefeitos é combater a pandemia e depois os problemas que envolvem a mobilidade urbana e seus gargalos. Hoje, estamos realmente analisando o papel que a EPTC exerce. Respostas envolvendo os impactos de uma terceirização, até o custo real da empresa, passando pelos projetos de engenharia e mobilidade, serão todos aprofundados. Vamos fazer uma escuta técnica e forte sobre todo o papel da EPTC”, declarou Melo no auditório da Secretaria de Administração e Patrimônio.

As reuniões do GT serão realizadas sempre as segundas e quintas-feiras. Durante encontro, o secretário municipal adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, realizou uma apresentação para nortear as diretrizes do GT. O colegiado já definiu aprofundar temas como o marco legal da empresa, que engloba a revisão e a correção dos trabalhos prestados pelo órgão, assim como os desdobramentos de uma reforma administrativa, capaz de redefinir as atribuições, estrutura e serviços prestados pela EPTC.

Além das ações de planejamento, os serviços realizados pelos agentes de trânsito serão revisados. O objetivo do GT é apresentar alternativas para dar mais efetividade às atribuições para as quais a empresa foi criada. De 2004 até 2020, a estrutura da EPTC custou mais de R$ 1 bilhão aos cofres da prefeitura, como aporte de capital.

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