Ícone do site Jornal O Sul

Homem cria gatos em gaiolas e é autuado por crime ambiental

Polícia Ambiental salvou cinco gatos presos em duas pequenas gaiolas, além de 15 pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais. Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

Um morador de Bauru, em São Paulo, vai responder por crime ambiental por criar cinco gatos presos em duas pequenas gaiolas. São três animais adultos e dois filhotes. Na casa do suspeito, que não teve a identidade divulgada, também foram encontrados 15 pássaros silvestres em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais.

Agentes da Polícia Ambiental receberam denúncia que mencionava maus tratos contra gatos e aves silvestres em uma casa. Ao chegar no local constataram que todos os animais estavam em situação de maus tratos, com água e alimentação sujas, além de muitas fezes espalhadas. Entre os pássaros está um exemplar de azulão, ave considerada ameaçada de extinção.

O suspeito  foi autuado em flagrante por dois crimes ambientais: maus tratos e por manter animais silvestres em cativeiro. Administrativamente, a Polícia Militar Ambiental aplicou a ele dois autos de infração ambiental que juntos somaram 71,5 mil reais – sendo 60 mil reais pelos maus tratos aos 20 animais e outro de 11,5 mil reais pelos pássaros silvestres em cativeiro. O suspeito vai responder aos processos criminais em liberdade.

 

Sair da versão mobile