Ícone do site Jornal O Sul

Homem que matou 12 pessoas em cinema é condenado à prisão perpétua

O atirador James Holmes no tribunal em Centennial, no Colorado, em 2013 (Foto: AP)

A justiça norte-americana condenou James Holmes à prisão perpétua, sem direito à condicional, pelo homicídio em primeiro grau de 12 pessoas em um cinema em Aurora, no estado norte-americano do Colorado, em julho de 2012. Sua sentença foi anunciada nesta sexta-feira (07) e Holmes não demonstrou qualquer tipo de reação durante a leitura.

Os jurados deliberaram durante sete horas, em dois dias, para chegar ao veredito. Holmes só poderia ser condenado à morte se a decisão tivesse sido unânime em ao menos uma de suas sentenças. Como isso não aconteceu, ele foi automaticamente sentenciado a 24 penas de prisão perpétua. Cada uma de suas vítimas fatais rendeu duas condenações, uma por homicídio em primeiro grau e outra por homicídio “com extrema indiferença”.

Crime

O crime aconteceu em 20 de julho de 2012. James Holmes abriu fogo contra uma multidão durante a estreia do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, em um cinema em Aurora. Doze não resistiram aos ferimentos. Outras 70 pessoas ficaram machucadas, doze no tumulto para fugir do local.

Com 24 anos na época do ataque, ele foi indiciado em um total de 165 acusações, entre elas 12 por homicídio de primeiro grau, 12 por homicídio “com extrema indiferença”, 116 tentativas de homicídio e posse de explosivos, encontrados na casa dele após o tiroteio. (AG) 

Sair da versão mobile