Ícone do site Jornal O Sul

As homenagens a Nossa Senhora do Trabalho iniciam neste sábado

Novena, com missas e quermesse diárias, ocorrerá entre os dias 21 e 29 de abril. Já a procissão, missa campal, almoço festivo e shows católicos serão realizados na manhã do dia 1º de maio. (Foto: divulgação)

Um dos mais tradicionais eventos religiosos realizados em Porto Alegre, a Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho, chega à sua 64ª em 2018. Ainda no mês de abril, na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Av. BennoMentz, 1560 – Vila Ipiranga), iniciam as homenagens à padroeira. Entre os dias 21 e 29 de abril, a comunidade em geral é convidada a participar das missas e, na sequência, da quermesse. Já no Dia do Trabalhador, 1º de maio, ocorrerá a procissão, missa campal e, logo após, um almoço festivo, seguido por shows de músicos católicos. Nas missas em homenagem a Nossa Senhora do Trabalho, um dos momentos mais aguardados, anualmente, é o da bênção das carteiras de trabalho.

A novena, que ocorrerá todas as noites dos dias 21 a 29 de abril – às 18h30 sábados e domingos, e às 20h nos dias de semana, conta com missa e quermesse (brincadeiras para as crianças, bancas de comidas, brechó de roupas e bazar de artigos religiosos e de decoração). No primeiro dia, às 7h30, será dado início às Mil Aves Marias. Já às 14h30, ocorrerá a procissão motorizada, que conduz a imagem de Nossa Senhora do Trabalho pelas ruas da comunidade.

No dia 1º de maio, a partir das 8h, iniciam as homenagens. Os fiéis caminham em procissão, levando Nossa Senhora do Parque Germânia até o Santuário, onde as festividades culminam com a celebração da missa campal. Logo após, os fiéis terão a oportunidade de conferir o show do Padre Ezequiel Dal Pozzo. Na sequência, acontece o tradicional almoço festivo, com a adesão de aproximadamente 1,5 mil pessoas, seguido de shows com músicos católicos.

A 64ª Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho está inserida no calendário oficial da Prefeitura de Porto Alegre e é uma realização dos fiéis da Igreja Católica.

Novidades da 64ª Festa

Neste ano, além de novas visitas da Imagem da Santa acrescidas ao calendário, as procissões dos dias 21 de abril e 1º de maio contarão com novo percurso. O Parque Germânia será o local da saída da tradicional procissão do Dia de Nossa Senhora do Trabalho. Logo após, ocorrerá a Missa Campal em frente ao Santuário – com transmissão ao vivo pela Rede Vida. Já na sequência os fiéis terão a oportunidade de conferir o show do Padre Ezequiel. Na tarde, logo após o almoço festivo, haverá o Festival de Bandas Católicas.

Histórico

A primeira festa em honra a Nossa Senhora do Trabalho foi realizada no dia 1º de maio de 1901, na Itália. A imagem da mãe abençoando um agricultor e um carpinteiro foi idealizada por São Luís Guanella, fundador da Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência e dos Servos da Caridade e principal propagador da devoção a Nossa Senhora do Trabalho.

Sair da versão mobile