Ícone do site Jornal O Sul

Hong Kong enfrenta protestos pelo décimo final de semana consecutivo

Houve também bloqueios nas ruas, e delegacias de polícia foram sitiadas. (Foto: Reprodução/HKFP)

Pelo décimo final de semana consecutivo Hong Kong enfrenta uma onda de protestos contrários a emendas feitas à lei de extradição. A polícia da região semiautônoma da China chegou a usar gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes que bloquearam estradas e fecharam um dos principais túneis da cidade. Até o meio-dia (hora local) deste domingo (11), 16 pessoas haviam sido detidas por reunião ilegal, porte de armas e agressões a policiais.

Nesta sexta-feira (9), a polícia informou que 592 pessoas já haviam sido detidas desde o início dos protestos, em 9 de junho, com idades entre 13 e 76 anos. Elas enfrentam acusações que podem levar a penas de até dez anos de prisão.

Em outro local, a polícia antimotim voltou a lançar gás lacrimogêneo depois de manifestantes terem iniciado um incêndio em frente a um posto policial e atirado ovos contra o edifício. Protestos que ocorreram no aeroporto internacional de Hong Kong, um dos mais movimentados do mundo, tiveram até mesmo televisores para divulgar vídeos de manifestações recentes e distribuição de panfletos que explicavam a polêmica em torno das emendas propostas pelo governo de Hong Kong e a exigência de eleições universais no território controlado pela China.

Sair da versão mobile