Ícone do site Jornal O Sul

Hospital de Clínicas de Porto Alegre desenvolve pesquisa que traz avanço importante no tratamento da leucemia

O primeiro edital, no valor de R$ 10 milhões, terá a parceria do Sebrae e ficará com inscrições abertas até 05/09. Lançamento em Porto Alegre ocorrerá no dia 22 de agosto. (Foto: Reprodução de internet)

Uma pesquisa desenvolvida no HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre), em parceria com o M.D. Anderson Cancer Center (Texas, EUA) traz notícias promissoras para pacientes com leucemia mieloide aguda que não tiveram sucesso com outros tratamentos, inclusive transplantes de medula. Dois pacientes do HCPA, que estavam em estado grave, passaram pelo tratamento inovador e estão em remissão.

Denominada imunoterapia adotiva com células NK (Natural Killer), a técnica desenvolvida no Centro de Terapia e Tecnologia Celular do HCPA consiste na expansão in vitro de células do sistema imunológico, que vão destruir apenas o tumor, sem causar qualquer dano a outros tecidos do organismo. Segundo a coordenadora do projeto, professora Lúcia Silla, trata-se de uma técnica pioneira, aplicada apenas no HCPA e no Centro norte-americano parceiro. “Parte dos estudos pré-clínicos foram realizados durante doutorado fora do país, contribuindo para esta descoberta, que hoje é aplicada nestas duas instituições”, destaca.

O projeto vem sendo desenvolvido com apoio financeiro da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do RS) e também envolve investimentos significativos do Clínicas em instalações e pessoal. Segundo a coordenadora do Grupo de Pesquisa do HCPA, Patrícia Prolla, a iniciativa é um exemplo importante de transposição de conhecimentos desenvolvidos na pesquisa em saúde para efetiva assistência a pacientes do SUS.

Sair da versão mobile