Ícone do site Jornal O Sul

Hospital Fêmina, em Porto Alegre, restringe por uma semana o atendimento em UTI neonatal e centro obstétrico

Medida se deve a serviços de limpeza e manutenção de ar-condicionado. (Foto: Freepik)

A partir desta sexta-feira (12), o centro obstétrico e a unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do Hospital Fêmina, de Porto Alegre, funcionarão com atendimento restrito durante uma semana, devido à realização de serviços de limpeza e manutenção dos dutos do sistema de ar-condicionado. A mesma medida será adotada pelo Hospital de Clínicas da capital, no período de 5 a 29 de janeiro.

De acordo com a prefeitura, em ambos os casos o procedimento é necessário para garantir a pacientes e profissionais das instituições um ambiente mais seguro, inclusive do ponto de vista sanitário. A medida tem vigência estipulada entre a primeira hora do dia inicial e a última hora do dia final anunciado.

Os detalhes foram alinhados entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que organizaram um plano de contingência em conjunto com a rede hospitalar para garantir a continuidade do atendimento.

Nessa logística foram levados em conta o importante papel que os serviços desempenham na Região Metropolitana de Porto Alegre e o necessário apoio por parte das demais maternidades localizadas no perímetro mais próximo possível.

“Durante os períodos de restrição, a rede de urgência e emergência do município estará mobilizada para apoiar eventuais transferências, acolher casos encaminhados pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e absorver aumentos de demanda”, acrescenta o texto informativo publicado no site prefeitura.poa.br.

Unidade móvel

Dando sequência ao cronograma de presença da unidade móvel de saúde da prefeitura em diferentes regiões da capital gaúcha, a SMS informa que o veículo de serviços estará presente no bairro Lomba do Pinheiro (Zona Leste) entre as 10h e as 16h dessa sexta-feira. O ponto definido é o Loteamento Quinta do Portal – rua Jaime Lino dos Santos Filho nº 604.

Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos. Todos os serviços são gratuitos.

A lista abrange, ainda, consultas de pré-natal, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão e glicose, consultas de puericultura, encaminhamentos para especialidades, distribuição de medicamentos de receitas simples e atualização de receitas.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile