Ícone do site Jornal O Sul

Ibope diz que 55% dos brasileiros não votariam em Lula nas eleições de 2018

Rejeição a ex-presidente era de 33% em 2014, quando 23% declararam que votariam nele. (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Pesquisa Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística), divulgada na segunda-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, revela que a rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou. Segundo o levantamento, o percentual daqueles que dizem que não votariam de jeito nenhum no petista aumentou de 33% (maio de 2014) para 55%. O índice dos que votariam no ex-presidente em 2018 é de 23%. Em maio do ano passado, o percentual de possíveis eleitores era de 33%.

A sondagem, realizada entre os dias 17 e 21 de outubro, pesquisou o potencial de voto de alguns dos principais políticos que podem vir a disputar a Presidência da República em 2018.
O Ibope também testou os nomes dos tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra, além de Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT). A reprovação a Lula foi a maior entre todos os nomes verificados – que, da mesma forma, apresentam aumento na rejeição.

O ex-presidente tem maior aceitação na região Nordeste, onde 38% dos entrevistados dizem que votariam nele “com certeza”, e entre as camadas mais pobres da população – 36% dos que ganham até uma salário mínimo afirmam o mesmo. A maior taxa de rejeição vem do Sul, onde 68% não cogitam votar no petista. Entre os mais ricos (acima de cinco salários mínimos), 66% não lhe dariam voto em hipótese alguma. (AG e Folhapress)

Sair da versão mobile