Ícone do site Jornal O Sul

Idosos com 87 anos ou mais já podem se vacinar em Porto Alegre

Os dados indicam que a imunização dos grupos mais vulneráveis pode já estar causando impacto positivo na evolução da pandemia nessa população. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

De forma gradual e escalonada, a vacinação dos idosos contra o coronavírus em Porto Alegre chega nesta quinta-feira (11) ao seu segundo dia, desta vez com a aplicação da primeira dose para quem tem 87 anos ou mais. A injeção é oferecida em dez postos de saúde e dois “drive-thrus” que contemplam diferentes áreas da capital gaúcha, das 8h às 17h.

Para receber o imunizante é preciso apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou um documento de identificação com CPF. O atendimento é realizado por ordem de chegada, sem distribuição de senhas e com exclusividade para habitantes da cidade. Nesta sexta-feira (12), receberão a vacina os idosos com 85 anos ou mais.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as doses estão garantidas para todo esses segmentos populacionais, independente do horário de chegada. “Não é preciso formar filas cedo, pois há imunizante suficiente para todos, o dia inteiro”, ressalta o prefeito Sebastião Melo. “Peço ajuda aos filhos ou cuidadores para que tranquilizem os idosos.”

Veja, a seguir, onde a vacina contra o coronavírus está sendo oferecida em cada região de Porto Alegre.

– Unidade de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha n°27 – bairro Centro);

– Unidade de Saúde Modelo (avenida Jerônimo de Ornellas n° 55 – bairro Santana);

– Unidade de Saúde Santa Cecília (rua São Manoel n° 543 – bairro Santa Cecília).

– Unidade de Saúde Moab Caldas (rua Moab Caldas nº 400 – bairro Santa Tereza);

– Unidade de Saúde Camaquã (rua Professor Dr, João Pitta Pinheiro Filho n° 176 – bairro Camaquã);

– Unidade de SaúdeClínica da Família Álvaro Difini (rua Alvaro Diffini n° 520 – bairro Restinga);

– Unidade de Saúde Morro Santana (rua Marieta Mena Barreto n° 210 – bairro Morro Santana);

– Unidade de Saúde São Carlos (avenida Bento Gonçalves n° 6670 – bairro Agronomia);

– Unidade de Saúde IAPI (rua Três de Abril n°90 – bairro Passo da Areia);

– Unidade de Saúde Assis Brasil (avenida Assis Brasil n°6615 – bairro Sarandi);

– Drive-thru no estacionamento do Simers (rua Coronel Corte Real nº 975, quase esquina com a avenida Ipiranga –  o acesso dos veículos será pela rua Dário Pederneiras);

– Drive-thru no estacionamento do Hipermercado Big (avenida Sertório nº 6.600) – o local terá quatro estandes de vacinação e contará com o apoio do Exército.

Observação: no sábado (13), os postos de saúde não aplicarão a vacina, mas o serviço prosseguirá em ambos os  drive-thrus, das 10h às 17h, para os “vovôs” a partir de 85 anos.

Primeiro dia

Para os porto-alegrenses com 90 anos ou mais, a vacinação começou nesta quarta-feira (10), com grande procura nos postos de saúde e “drive-thrus”. Houve longas filas em diversos locais desde o começo da manhã (alguns velhinhos chegaram durante a madrugada, acompanhados de familiares ou cuidadores).

Conforme a estatística parcial da plataforma “Vacinômetro”, o total de doses chegou a 3.307. Destas, 740 injeções foram aplicadas nos dois “drive-thrus”.

Os pontos com movimentação mais intensa foram os centros de saúde Modelo (bairro Santana) e IAPI. Já em outras seis unidades de saúde, como Moab Caldas (Santa Teresa), Morro Santana e Assis Brasil (Passo D’Areia), a procura pela imunização foi mais tranquila.

Em um dos estandes do “drive-thru” montado no estacionamento do Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), o primeiro idoso a estender o braço para a agulha foi o ex-deputado federal Harry Alziro Sauer, 95 anos.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile