Ícone do site Jornal O Sul

Igreja russa “paga” dívida de 15 mil reais através de orações

Ideia surgiu porque diocese não tinha dinheiro para pagar débito que contraiu por obra em sistema de calefação. (Crédito: Reprodução)

Uma igreja ortodoxa russa encerrou uma dívida de 300 mil rublos (cerca de15 mil reais) em troca de orações pela saúde dos credores. O caso envolveu a diocese, localizada na cidade de Nizhny Novgorod, a quinta maior do país, e uma construtora. A companhia havia instalado um sistema de calefação em um dos edifícios da instituição religiosa.

A igreja alegou, no entanto, que só tinha dinheiro para pagar metade da dívida total – de 916 mil rublos (cerca de 46 mil reais). Antes de a briga ser levada aos tribunais, as duas partes chegaram a um acordo quando os donos da construtora, que são fiéis da diocese, aceitaram eliminar parte do débito por orações.

Segundo a Justiça russa, é a primeira vez que um acordo do tipo é realizado. O departamento jurídico da diocese afirmou que a ideia partiu dos próprios credores. “Ficamos surpresos. Eles mesmos vieram com a sugestão”, afirmou um representante da igreja. O diretor de vendas da construtora, Andrei Lepustin, afirmou que os donos da empresa não planejam checar como o acordo será implementado.

“Respeitamos a diocese e somos todos fiéis da Igreja Ortodoxa russa”, ressaltou. “Dependerá da consciência deles implementar [o acordo], mas confiamos neles e já sentimos os frutos das orações, na medida em que os indicadores econômicos da companhia vêm mostrando um desempenho positivo”, acrescentou.

Sair da versão mobile