Ícone do site Jornal O Sul

Imigrantes na entrada do Eurotúnel provocam caos ferroviário

Passageiros lotam estação de trem Calais-Frethun, no Norte da França. (Foto: Denis Charlet/AFP)

A entrada de imigrantes nas vias do túnel sob o Canal da Mancha bloqueou vários trens da Eurostar na madrugada de quarta-feira e os passageiros de um dos trens foram obrigados a passar toda a noite em uma estação.

Às 7h locais, centenas de pessoas estavam bloqueadas na estação de Calais-Frethun, a última antes da entrada do túnel, em consequência da presença de intrusos nas vias, afirmou uma fonte da Eurostar.

Os passageiros receberam alimentos e água. E os serviços de emergência também permaneceram no local para as pessoas que precisassem de ajuda, sobretudo as mais idosas.

O Eurostar saiu às 19h42min da estação Norte de Paris, na França, e se deteve às 21h30min na entrada do Eurotúnel, antes de ser rebocado para a estação de Calais-Frethun.

A Eurostar não revelou o número exato de pessoas no trem bloqueado, mas afirmou que não poderia superar a 750, a capacidade máxima da composição.

A situação era muito tensa na estação, que fica em pleno campo, a poucos quilômetros da cidade de Calais e perto da entrada do túnel sob o Canal da Mancha.

Outros cinco Eurostar foram bloqueados na entrada do túnel devido à presença de “intrusos nas linhas” no lado francês, segundo o serviço de comunicação da Eurostar. Os incidentes começaram às 22h30min (17h30min de Brasília).

“Várias pessoas invadiram as linhas e obrigaram um trem a frear na entrada do túnel no lado francês”, disse à AFP um porta-voz regional da companhia ferroviária francesa.

No total, seis trens foram afetados pelo bloqueio do túnel: o que estava na estação Calais-Frethun, dois que retornaram diretamente para Paris e Londres (Inglaterra), e três que, depois de aguardar a liberação das linhas, seguiram para a capital britânica.

Cerca de 3 mil imigrantes, provenientes principalmente da África, estão presentes em Calais e arredores com a intenção de chegar à Inglaterra, que consideram um Eldorado. (AG)

Sair da versão mobile