Ícone do site Jornal O Sul

Impactos do aumento do piso regional na economia gaúcha são debatidos em audiência pública na Assembleia Legislativa

Primeiro pagamento atualizado, referente aos dias trabalhados neste mês, acontecerá em fevereiro de 2024.(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Os impactos do aumento do piso regional na economia gaúcha serão tema de uma audiência pública promovida pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (13), às 11h.

O encontro foi proposto pelo deputado estadual Professor Claudio Branchieri (Podemos). No requerimento apresentado à comissão, o parlamentar sustenta que a fixação do piso regional impacta diretamente na economia do Estado, salientando a importância da discussão junto às entidades de representação de classe.

O salário mínimo regional incide sobre a remuneração de categorias que não têm reajuste definido por convenções ou acordos coletivos. Em junho, o governador Eduardo Leite encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê reajuste de 9% no piso regional. Se a proposta for aprovada, aumentará de R$ 1.443,94 para R$ 1.573,89 o valor do piso regional na primeira faixa salarial.

Sair da versão mobile