Ícone do site Jornal O Sul

Incêndio fecha Parque Nacional da Serra do Cipó, no interior de Minas Gerais

O fogo começou na última terça-feira (08), fora dos limites do parque, em uma região conhecida como Mata das Flores. (Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Brigadistas e bombeiros controlam, nesta sexta-feira (11), incêndio que atinge vegetação no Parque Nacional da Serra do Cipó, no interior de Minas Gerais. A área atingida estimada é equivalente a 1.500 campos de futebol. Segundo o gestor do parque, Leandro Pereira Chagas, a visitação está suspensa até que se tenha condições de receber turistas.

“Neste sábado [12 de outubro], por ser feriado, muita gente se programa para visitar o parque. Não podemos receber ninguém nessas condições. A expectativa é receber um reforço de brigadistas do Parque Nacional da Serra do Gandarela e do Parque Nacional Sempre-Vivas para controlar o fogo o quanto antes”. O incêndio começou na última terça-feira (08), fora dos limites do parque, em uma região conhecida como Mata das Flores, em Itabira.

Na tarde de quarta-feira (09), brigadistas receberam auxílio de militares do Corpo de Bombeiros que realizavam um treinamento próximo à parte alta do parque, conhecida como ponto de apoio aos praticantes de travessias.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou mais na quinta-feira (10), em uma localidade próximo à Serra da Bandeirinha, na parte superior da Cachoeira da Farofa, um dos principais pontos turísticos do Parque Nacional da Serra do Cipó. Na manhã desta sexta-feira, cerca de 39 brigadistas, um helicóptero e dois aviões trabalhavam no combate às chamas.

 

Sair da versão mobile