A imprensa internacional repercutiu o incêndio que atingiu o pavilhão principal da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém do Pará, na tarde dessa quinta-feira (20). Conforme a organização do evento, o fogo foi controlado em menos de 10 minutos. Ao menos 21 pessoas receberam atendimento médico, 19 delas por inalação de fumaça e duas por crise de ansiedade.
Extraoficialmente, o governo do Pará informou que o Corpo de Bombeiros trabalha com duas hipóteses para a causa das chamas. Uma seria falha em equipamento gerador de energia. A outra suspeita aponta para curto-circuito em um dos estandes.
O jornal britânico The Guardian publicou vídeos postados na rede social X por jornalistas que estavam no evento no momento em que o fogo se espalhou. Jornalistas da emissora britânica BBC também viram chamas e fumaça na área do pavilhão e disseram ter sido retirados às pressas para a área externa. “Chamas alaranjadas abriram um buraco na lona que cobre o local, que fica em um antigo aeródromo”, relatou a BBC.
O espanhol El País destacou em manchete: “Um incêndio força a suspensão e a evacuação da cúpula climática no Brasil.” O veículo acrescentou que o incêndio atingiu uma área “muito perto dos escritórios espanhóis” e deixou um “forte cheiro de fumaça”.
O francês Le Figaro pontuou que as chamas causaram “pânico entre os seguranças e os participantes”. “As dezenas de milhares de participantes da COP já se encontram fora do recinto, onde um leve cheiro de plástico queimado pairava no ar”, escreveu o Le Figaro.
Jornal de maior circulação da Argentina, o Clarín afirmou que “o incêndio começou na entrada do pavilhão central e se alastrou rapidamente”. “Muitos fugiram do local gritando ‘Fogo! Fogo!'”, escreveu o Clarín.
O incêndio
O incêndio atingiu a chamada “Blue Zone” da COP30. O fogo causou correria na área de acesso restrito, dedicada às negociações oficiais entre os países, e o local foi evacuado pela equipe de segurança.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio já foi contido e não há feridos. O fogo teve início em um dos pavilhões, próximo ao estande da China, e o corpo de bombeiros estadual foi rapidamente acionado. Ainda não há informações sobre como o incêndio teria começado.
Sabino ainda disse que a organização da COP vai dar um parecer sobre a retomada das negociações e se os participantes poderão voltar à Blue Zone ainda nesta quinta ou apenas na sexta-feira (21). “É procedimento padrão evacuar uma área, nós estamos aqui com milhares de pessoas”, disse o ministro do Turismo.
Ele esclareceu que os materiais que revestem os pavilhões do local são feitos com materiais antichamas e resistentes a incêndios. Sabino ainda ressaltou que um incêndio pode ocorrer em qualquer lugar que sedia um grande evento como a COP. “Não é porque é em Belém… Esse princípio de incêndio poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra. A população de Belém já não está aguentando mais esse tipo de preconceito”, falou.
