Ícone do site Jornal O Sul

Índice Nacional de Custo da Construção registra variação de 1,36% em junho

Índice registrou quarta alta consecutiva em setembro. (Foto: Agência Brasil)

O INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado) registrou, em junho, taxa de variação de 1,36%, acima do resultado do mês anterior, de 0,13%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços variou 0,02%. No mês anterior, a taxa havia sido de -0,04%. O índice referente à mão de obra registrou variação de 2,48%. No mês anterior, a taxa foi de 0,27%. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Materiais, equipamentos e serviços

No grupo materiais, equipamentos e serviços, o índice correspondente a materiais e equipamentos registrou variação de -0,08%. No mês anterior, a taxa havia sido de -0,04%. Dos quatro subgrupos componentes, dois apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, destacando-se equipamentos para transporte de pessoas, cuja taxa passou de -0,24% para -1,24%.

A parcela relativa a serviços passou de uma taxa de -0,05%, em maio, para 0,39%, em junho. Nesse grupo, vale destacar a aceleração de taxas de serviços e licenciamentos, cuja taxa passou de 0% para 2,18%.

Mão de obra

O índice referente à mão de obra registrou variação de 2,48% em junho, ante 0,27% no mês anterior. Essa variação ocorreu devido aos reajustes salariais de Salvador, Brasília, Porto Alegre e São Paulo.

Capitais

Seis capitais apresentaram aceleração em suas taxas de variação: Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e São Paulo. Em contrapartida, Rio de Janeiro registrou desaceleração.

Sair da versão mobile